AVENIDA RIO BRANCO, 44 E 46 B
ANTIGA CIA. DOCAS DE SANTOS | PROJETO DO ESCRITÓRIO TÉCNICO RAMOS DE AZEVEDO, 1904
ATUAL SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DO IPHAN
MANOEL FERREIRA TUNES (1850 C. -1921) | ENTALHAMENTO EM MADEIRA | 1906
Oito embarcações decoram o conjunto de portas de jacarandá do edifício, uma principal e três acessórias. Cada uma das portas traz duas embarcações – provavelmente retiradas da frota da empresa – inscritas em círculos emoldurados por ramos de café frutificado e fumo florido, exatamente como esses produtos estão representados no brasão de armas nacional,
A majestosa porta principal da antiga Companhia Docas de Santos, vista acima, está decorada centralmente por duas embarcações – aludindo à atividade da empresa ali instalada -, emolduradas pela rica vegetação brasileira, representada por folhas de fumo, palmeiras, pés de cana-de-açúcar e café. Construída em jacarandá, com dobradiças e batentes em bronze trabalhado, ela tem 4,30m de altura, 2,30m de largura e 0,20m de espessura. Assinada e datada RIO – 6 – 1906 – M. F. TUNES.
Uma obra como essa, num material como esse (jacarandá) não tem preço. Deveria ser protegida por cordões de isolamento. Isso vale muito mais do que toda a realeza inglesa.
Adorei seu comentário, Mariano! E concordo! Informo que estou preparando material para uma futura publicação apenas com as belas portas cariocas. Um abraço cordial, Luiz Eugenio
Fico impressionado quando passo em frente a esta porta e vejo o quanto deve ter sido trabalhoso fazê-la naquele tempo. Fico reparando cada detalhe que são muitos, difícil ver algo paracido pelo menos eu nunca vi, espero que a preservem por mais séculos.
Pois é, Robson! Uma maravilha, mesmo! E convenhamos que dá uma pontinha de felicidade ao perceber que, mesmo exposta como está, o carioca a tem preservado tão bem há mais de um século! Um abraço, Luiz Eugenio
[…] 44 and 46, Rio Branco Avenue, Centro. Former Companhia Docas de Santos headquarters. Present Rio de Janeiro IPHAN headquarters. More about this building please visit https://orioqueorionaove.com/2012/11/06/a-fachada-do-iphan/ and https://orioqueorionaove.com/2012/09/19/iphan/ […]
Todas as vezes que passava pelas portas, parava e admirava. Que perfeição! São obras de arte! Porém, hoje, dia 02 de agosto de 2018, infelizmente, foram roubadas as maçanetas de bronze. Uma lástima!