RUA ALVARO ALVIM, 24
EDIFÍCIO HEYDENREICH, PROJETO DE 1926 C.
AUTOR DESCONHECIDO | BAIXO-RELEVO EM ARGAMASSA | 1926
Em função de sua condição de Padroeiro dos Comerciantes, o deus romano Mercúrio – Hermes, para os gregos – é o campeão absoluto de aparições e estilizações nas fachadas cariocas. Ele está por toda parte, do pequeno comércio dos antigos sobrados ainda de pé do final do Século XIX ao majestoso Palácio Tiradentes, símbolo da opulência arquitetônica da Primeira República.
Acima está talvez o mais belo e carioca dos Mercúrios, um ornamento que bem justifica o nome deste blog, pois que escondido numa fachada localizada num dos logradouros cujos palácios e sua riqueza arquitetônica mais violentamente roubam a atenção do pedestre: a Praça Floriano, mais conhecida por Cinelândia, onde estão o Teatro Municipal, o Palácio Pedro Ernesto e a Biblioteca Nacional. Mercúrio é retratado ao lado do Pão de Açúcar – o atrativo internacional maior da cidade à época -, e de um portentoso transatlântico prestes a despachar legiões de turistas ávidos por desfrutar a Cidade Maravilhosa. Datado e assinado: ANNO 1926. JW.
[…] amigos! Já escrevemos sobre o Edificío Heydenreich aqui no blog, mas nunca é demais acrescentar informações sobre tão interessante construção do […]