HOSPITAL PEDRO ERNESTO, EM VILA ISABEL

wp_20161124_15_48_36_raw__highreshupe_baixo-relevo-reconstruido_b

BOULEVARD 28 DE SETEMBRO, 77
Hospital Universitário Pedro Ernesto

PROJETO DE JACQUES EMILE PAUL PILON (FRANÇA, 1905 – S. PAULO, 1962), 1950 C.

Falamos hoje um pouco sobre a excepcional fachada art déco do Hospital Universitário Pedro Ernesto – Pedro Ernesto, para os íntimos, ou HUPE, para os mais íntimos. O arquiteto responsável pelo projeto não é muito celebrado no Rio de Janeiro, mas em São Paulo, onde se radicou a partir de 1934 para fundar a Pilmat (o Mat, aí, de Matarazzo), até sua morte, é reverenciado como um dos melhores arquitetos “brasileiros” do período. Chamava-se Jacques Pilon. São dele os projetos dos edifícios da Maison de France e Chopin, no Rio, além do Edifício Jaraguá e a Biblioteca Pública Mario de Andrade, em São Paulo, entre tantos outros.

Na imagem vemos parte da faixa vertical que divide a construção em duas partes simétricas. Ela está composta de cinco baixos-relevos quadrados sobrepostos, repetidos 3 vezes, perfazendo um total de 15 baixos-relevos.

Os motivos – não poderia ser diferente – remetem à atividade hospitalar. Vemos ali diversos instrumentos de trabalho dos profissionais biomédicos: o medidor de pressão arterial, o estetoscópio, a estante com tubos de ensaio, a balança, o microscópio, o almofariz, a luva, a tesoura e até uma cobaia.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: