COLÉGIO PEDRO II

COLÉGIO PEDRO II
AVENIDA MARECHAL FLORIANO, 68 A 80, CENTRO

Olá, amigos! Hoje o blog faz uma singela homenagem ao Imperador Pedro II, que as boas línguas desconfiam ter sido um governante bem melhor do que aqueles que “imperam” hoje em dia…

Fundado em 2 de dezembro de 1837 – aniversário de 12 anos do imperador – o Colégio Pedro II é, segundo a Wikipedia, o terceiro mais antigo colégio em atividade no país, mas sua origem, na realidade, é muito anterior.

A história da instituição está intimamente ligada à Igreja de São Joaquim, que ficava em terreno contíguo ao do atual colégio. Mas foi outra irmandade, em outra igreja – a de São Pedro dos Clérigos -, que plantou a semente da futura instituição de ensino. Ali nasceram, em 1739, os Órfãos de São Pedro, futuro Seminário de São Joaquim (1766), depois reformulado e rebatizado Imperial Colégio Pedro II.

As duas igrejas setecentistas foram infelizmente demolidas para dar passagem ao “progresso”. A Igreja de São Joaquim, demolida durante o Governo Pereira Passos, em 1904, era o elo de ligação entre as ruas Larga e Estreita de São Joaquim, que assim unidas receberam o nome único de Avenida Marechal Floriano. Já a Igreja de São Pedro dos Clérigos, única na cidade em sua planta em dupla oval, foi derrubada ao completar 200 anos, em 1943, para a abertura da monumental Avenida Presidente Vargas.

Por fim, publicamos aqui três imagens da porta do atual prédio do Colégio Pedro II, cujas feições atuais se devem à reforma empreendida em 1874 pelo arquiteto Francisco Joaquim Bethencourt da Silva. Na porta vemos gravado, tanto no metal quanto na madeira, um símbolo contendo um livro, uma pena (lápis) e um diploma sobre um globo terrestre – uma alusão à ideia de que somente a dedicação ao estudo levam o indivíduo a conquistar o mundo.

Repare também no dragão alado (ou serpe alada) da mesma porta, uma referência heráldica à família do imperador – a Família Bragança.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: