Palácio Tiradentes, parte 1

RUA PRIMEIRO DE MARÇO, S/N

ANTIGA CÂMARA DOS DEPUTADOS
PROJETO DE ARCHIMEDES MEMÓRIA E FRANCISQUE CUCHET, 1921

ATUAL ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RJ

A fachada do Palácio Tiradentes leva ao limite o conceito próprio do Ecletismo da “architecture parlante”, ou arquitetura falante, segundo o qual a construção deve mostrar a que se destina a partir da simples constatação de seu estilo. Erigido para abrigar a Câmara dos Deputados num momento em que o ideário republicano se fazia plenamente sentir no imaginário coletivo, e ainda por cima às portas do centenário da Independência da nação, tudo aqui parece ter sido construído no intuito de evocar o sentido das palavras ordem e progresso da bandeira nacional. Todos os estados da federação foram convidados a participar da construção através do envio de materiais, o que serviu para aumentar ainda mais este sentimento.

Acima, a coroa de louros envolve uma cartela sobre a qual se pode ver, frontalmente, o barrete frígio, símbolo originário da Revolução Francesa que se tornou sinônimo de liberdade e, por extensão, da própria República.

Abaixo veem-se três das 16 grandes águias de pedra que adornam a monumental cúpula de 350 toneladas.

Na imagem acima, uma grande cartela, na qual lê-se a palavra PAX, está ladeada pelas alegorias da Vitória e do Trabalho, de mãos dadas, a primeira portando um ramo de palma e a segunda uma marreta. Duas cornucópias expelem frutos e aludem à Prosperidade e à riqueza que advêm da paz.No alto, entre as alegorias, a inscrição ORDEM E PROGRESSO, lema republicano da nação, entre os raios do Sol da esperança.

Junto à monumental cartela central do coroamento, abaixo, onde se lê a inscrição LEX, estão as alegorias da Autoridade, com seu fasces, e da Liberdade, tocha à mão e barrete frígio à cabeça.

Nos capitéis compósitos das colunas as Vitórias aladas carregam fasces (abaixo). Representam um país livre, todavia regido pela lei e pela autoridade.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: