Antiga Procuradoria Geral do Estado


RUA DOM MANOEL, 25

ANTIGAS SEDES DA CAIXA ECONÔMICA E MONTE DE SOCORRO
E DA PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DO RJ

PROJETO DE JOSÉ MARIA JACINTHO REBELLO E BETHENCOURT DA SILVA, 1884 C.

ATUAL ESCOLA DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

AUTOR DESCONHECIDO | ALTO-RELEVO EM ARGAMASSA

Conjunto disposto em forma triangular composto, centralmente, por uma cartela desprovida de inscrição interna sobre a qual está posicionada uma coroa. À esquerda e à direita estão, respectivamente, formando ângulos de 45 graus e pousados sobre ramos de palmas, um cetro com uma pinha na extremidade, pelo qual caminha uma gavinha de videira, e um característico caduceu de Mercúrio, de que fazem parte o capacete alado e as serpentes entrelaçadas.

Na base do conjunto, também simetricamente, duas cornucópias expelem as mais diversas riquezas: flores, frutos, cereais, livros e moedas.

Abaixo estão reproduzidas as duas esculturas em ferro fundido colocadas sobre o pórtico, na altura do segundo piso, quando ainda não havia os dois corpos laterais superiores hoje existentes. Como tantas outras no espaço público carioca, são obra do notável escultor francês Mathurin Moreau e foram fundidas na França, nas Fonderies du Val D´Osne – como se pode ler em suas bases -, e representam as alegorias da Ciência e da Indústria.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre O RIO QUE O RIO NÃO VÊ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading