Palácio Tiradentes, parte 2


RUA PRIMEIRO DE MARÇO, S/N

ANTIGA CÂMARA DOS DEPUTADOS
PROJETO DE ARCHIMEDES MEMÓRIA E FRANCISQUE CUCHET, 1921

ATUAL ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RJ

Os dois grandes conjuntos escultóricos do coroamento – cada um pesando 42 toneladas – foram executados entre 1922 e 1926 pelos artistas Hildegardo Leão Veloso, Modestino Kanto e Armando Magalhães Correa em concreto armado. Representam a Independência e a República, e mesclam personagens históricos e alegorias. À esquerda vemos a Independência. Montado a cavalo e coroado de louros, Pedro I ergue o cetro imperial e saúda a nação. A seu lado estão o Patrono da Independência, José Bonifácio, e a Liberdade. Completam a cena as Forças Cívica e Militar, a Resistência e o Patriotismo. Assinaturas de Modestino Kanto e Magalhães Correa muito danificadas na base.

Vista à direita, acima, a República traz, ao centro, trajado em indumentária grega e montado a cavalo, o Marechal Deodoro da Fonseca, coroa de louros à cabeça e espada empunhada para o alto. Junto ao cavalo notam-se, de um lado, Benjamin Constant e, de outro, a alegoria da República trazendo na mão direita, erguida, a tocha da Liberdade e, junto ao corpo, na mão esquerda, o clássico fasces ou feixe de varas herdado da antiguidade romana.

Na base do edifício, junto às escadarias, encontram-se as representações da Ordem e do Progresso (abaixo), assinadas pelo escultor Zacco Paraná em cimento modelado. A primeira mescla atributos da Glória e da Liberdade – a coroa de louros e o barrete frígio à cabeça – com os da Autoridade e da Justiça – o fasces, a espada e o livro no qual se lê a palavra LEX. Já o Progresso está representado pelo desenvolvimento do Comércio e da Indústria – a cornucópia, o caduceu de Mercúrio e a engrenagem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: