VIVA O 4 DE JULHO!

4 de julho é o dia em que se comemora a Independência dos Estados Unidos da America. Nesse dia 4 de julho de 1776, o Segundo Congresso Continental ratificava a “unânime declaração dos treze Estados unidos da America”, documento no qual as chamadas Treze Colônias anunciavam oficialmente seu desligamento da Coroa Britânica, pondo fim a uma guerra que já durava mais de um ano.

Localizado no número 147 da Avenida Presidente Wilson, o prédio da então Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, projetado em 1952 pelos mesmos arquitetos responsáveis pela sede da ONU, em Nova York – o Escritório Harrison Abramovitz -, e com jardins projetados pelo brasileiro Roberto Burle Marx, apresenta imenso medalhão em baixo-relevo em sua fachada voltada para a Rua México.

O baixo-relevo, construído com o mesmo travertino romano da fachada, representa o Grande Selo dos Estados Unidos. Nele, uma grande águia-careca – Haliaeetus leucocephalus, ave-símbolo daquele país – de asas abertas, traz na garra esquerda um feixe contendo treze flechas, em referência às Treze Colônias originais. Na garra direita ela porta um ramo de oliveira – símbolo da paz – também com treze frutos e treze folhas. A águia volta a cabeça para o ramo de oliveira, uma alusão à preferência daquele país pela paz. No bico, uma faixa traz o lema E PLURIBUS UNUM, lema nacional do país que quer dizer DE MUITOS, UM. Acima de sua cabeça está um festão no qual estão contidas treze estrelas dispostas em pentagrama, em nova alusão às treze colônias. Em mais uma alusão, a águia traz junto ao corpo uma flâmula com treze faixas verticais.

A autoria do baixo-relevo nos é desconhecida, mas parece haver um resquício de assinatura acima da asa esquerda. Novas fotografias haverão de confirmar essa suspeita.

Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: