OS MERCÚRIOS CARIOCAS (PARTE 2)

Continuando nossa homenagem ao Deus da Eloqüência, iniciada no longínquo 25 de junho de 2013 – https://orioqueorionaove.com/2013/06/25/os-mercurios-cariocas-parte-1/ -, vamos visitar mais algumas referências a Mercúrio na rica decoração arquitetônica carioca, pelo menos aquelas que merecem menção.

Abaixo vemos uma das 33 métopas do Ministério da Fazenda, na Avenida Presidente Antonio Carlos, 375. Executada em mármore pelo grande artista nacional Humberto Cozzo (São Paulo, 9 de agosto de 1900 – Rio de Janeiro, 18 de setembro de 1981), ela se refere ao comércio marítimo. Ali está Mercúrio junto a uma embarcação, seu capacete alado à cabeça e seu caduceu à mão esquerda.

DSC_0284Alguns atributos, de tamanha força simbólica, dispensam a presença do retratado. É o caso do caduceu, bastão alado utilizado por Mercúrio, que muitas vezes aparece representado isolado, sem Mercúrio, mas ainda assim se referindo a ele. Na cidade temos vários exemplos, abaixo reproduzidos: os números 16 e 18 da Rua Gonçalves Dias; o coroamento da Antiga Procuradoria, antiga sede da Caixa Econômica, na Rua Dom Manuel, 25; o gradil do pórtico do Antigo Banco Alemão Transatlântico, na Rua da Alfândega, 42;  o SEC (Sindicato dos Empregados no Comércio), na Rua André Cavalcanti, 33, na Lapa; a antiga Companhia Docas de Santos (atual IPHAN), na Avenida Rio Branco, 44 e 46; o Palácio das Ferramentas, na Rua Senhor dos Passos, 23, e tantos outros.

Numa próxima postagem – não tão distante, prometo – mostrarei um pouco mais.

Rua Gonçalves Dias, 16 e 18, Centro

Rua Gonçalves Dias, 16 e 18, Centro

Rua Dom Manuel, 25

Rua Dom Manuel, 25 (repare no caduceu e no capacete alado de Mercúrio, à direita)

Rua da Alfândega, 42 (gradil do pórtico)

Rua da Alfândega, 42 (o gradil do pórtico traz um caduceu alado entre cornucópias e ramos de café)

Rua André Cavalcanti, 33, na Lapa

Rua André Cavalcanti, 33, na Lapa

O caduceu de Mercúrio aparece novamente na antiga sede da Companhia Docas de Santos (atual IPHAN), na Avenida Rio Branco, 44 e 46, no Centro

O caduceu de Mercúrio aparece novamente na antiga sede da Companhia Docas de Santos (atual IPHAN), na Avenida Rio Branco, 44 e 46, no Centro

Rua Senhor dos Passos, 23, Centro

Rua Senhor dos Passos, 23, Centro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: