Avenida Mém de Sá, 99

PROJETO DE 1908 C.

RESTAURANTE NOVA LAPA

 AUTOR DESCONHECIDO | BAIXOS-RELEVOS EM ARGAMASSA

Avenida Mém de Sá, 99

O mercado carioca da construção civil de começos do Século XX favoreceu o surgimento de inúmeros profissionais egressos da área técnica, ditos construtores, que ajudaram a popularizar o gosto arquitetônico em voga – o Ecletismo. Desse grupo fazem parte Antonio Joaquim Terra e José Secundino Souza Irmão, da firma Terra, Irmão e Cia., que no imóvel esteve instalada por longos anos e foi responsável pela restauração do Clube Naval, em 1928, e do Hospital Moncorvo Filho, em 1941.

Nem sempre os ornamentos eram aplicados às fachadas com um intuito específico em vista. Nos exemplos aqui reproduzidos, como em tantos outros do período, a ornamentação parece ter sido aplicada na busca exclusiva de um sentido de fruição visual e decorativa, com o intuito único de “excitar e divertir a vista”.

Esta fachada, datada de 1908 e atribuída, segundo documentos encontrados no Arquivo Geral da Cidade, a um certo construtor Andrada, Lima, deve ter mesmo excitado e divertido a vista dos que por ali passaram ao longo de quase todo o Século XX.

Também no imóvel esteve instalada, por volta de 1930, a antiga Companhia Telephonica Brazileira.

DSC_6800

DSC_6795

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: