PRAÇA XV DE NOVEMBRO, 2
ANTIGOS ENTREPOSTO FEDERAL DE PESCA E CIA. NACIONAL DE ABASTECIMENTO (CONAB)
PROJETO DE HUMBERTO NABUCO DOS SANTOS, 1941 C.
ATUAL CENTRO ADMINISTRATIVO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA
ARMANDO SOCRATES SCHNOOR (1913-1988) | BAIXOS-RELEVOS EM ARGAMASSA | 1938 C.
Armando Sócrates Schnoor foi escultor, cartógrafo e professor catedrático de escultura na Escola Nacional de Belas Artes da Universidade do Brasil (atual EBA/UFRJ).
As duas colunas em U da entrada do prédio de inspiração art decó inaugurado em 1941 têm 3 metros de altura, cada, aproximadamente. Estão revestidas em granito preto, na base, e pelos baixos-relevos aqui reproduzidos, que magistralmente retratam a atividade da pesca artesanal brasileira, seus petrechos e embarcações, realizada por dezessete homens representando os diferentes tipos étnicos que formam a nação. Assinado SCHNOOR.
Schnoor, que nutria grande paixão pelo Egito, é também o autor do busto em bronze do político brasileiro José Placido de Castro, no Passeio Pùblico do Rio de Janeiro, e do engenheiro responsável pela criação do bondinho do Pão de Açúcar, Augusto Ferreira Ramos. Fora da cidade, executou em pedra a herma do Maestro Heitor Villa Lobos, no Distrito Federal, e as decorações em bronze, madeira, cimento e mármore da fachada e do interior da Igreja da Adoração Perpétua do Santíssimo Sacramento, em Juiz de Fora (MG).
Você fez justiça ao trabalho de nosso pai. Muito te agradeço. Afinal um belo resgate da arte esquecida do Rio de Janeiro.