Museu Histórico Nacional

Museu Histórico Nacional

PRAÇA MARECHAL ÂNCORA, S/N
ANTIGO PAVILHÃO DAS GRANDES INDÚSTRIAS DA EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DE 1922
PROJETO DE ARCHIMEDES MEMÓRIA E FRANCISQUE CUCHET, 1920-1922

AUTORES DESCONHECIDOS | ALTOS E BAIXOS-RELEVOS EM ARGAMASSA E PAINEL DE AZULEJOS | 1922 C.

Dentre as fachadas da cidade, esta é das que mais sofreram alterações ao longo do tempo, em função dos inúmeros usos, reformas e ampliações sofridas pelo conjunto arquitetônico, que já fez as vezes de fortaleza, quartel, fábrica e pavilhão de exposições, sem contar sua utilização atual como museu.

Os ornamentos vistos aqui datam da grande reforma promovida para as comemorações do centenário da Independência. O Neocolonial, visto por alguns como estilo arquitetônico genuinamente nacional, havia sido imposto por concurso. Acima, dispostos em absoluta simetria, duas grandes leoas não contêm a curiosidade e com as patas dianteiras instigam pequenos lagartos cujas caudas se enroscam nas volutas do ornamento. A referência alude ao caráter perene da construção, pois enquanto os homens e seus eventos vão e voltam, a leoa e o lagarto, enquanto guardiões resistentes à adversidade, pela força e serenidade do primeiro e capacidade de rejuvenescimento do segundo, permanecem. Pelo menos até a próxima reforma.

Abaixo, entre cartela encimada por livro aberto e o barrete frígio, duas alegorias femininas, uma das quais portando livro, adornam a parte superior da janela.

Museu Histórico Nacional

A fachada do museu voltada para a Travessa Santa Luzia e para o Largo da Misericórdia está ornamentada com uma longa faixa de azulejos retratando, entre outros símbolos, dois psitacídeos – família das araras, periquitos e papagaios -, aves de estreita relação simbólica com a natureza brasileira e, portanto, bastante representativas num edifício cujo estilo se pretendia nacional. Dignos de nota são, ainda, os mínúsculos peixes jorrando água pela boca e cavalos-marinhos que adornam uma das faces do conjunto de prédios, vistos ao final desta postagem.

Museu Histórico NacionalMuseu Histórico NacionalMuseu Histórico Nacional

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: