Biblioteca Nacional

AVENIDA RIO BRANCO, 219

BIBLIOTECA NACIONAL, PROJETO DE HECTOR PÉPIN, 1905-1910
ATRIBUIÇÃO A FRANCISCO MARCELINO DE SOUZA AGUIAR

BAIXO-RELEVO EM BRONZE
EXECUTADO SEGUNDO MAQUETE DE 1908 DE MODESTO BROCOS Y GÓMEZ (1852-1936) | 1910 C.

Nas páginas anteriores está o monumental frontão da Biblioteca Nacional. Ao centro do tímpano, de pé sobre uma tribuna, uma jovem de túnica e sandálias, tendo à mão direita uma tocha, e à esquerda ramos de louro; por trás dela, o Sol. À sua direita,  quatro figuras em três grupos – a Imprensa, a Paleografia e a Cartografia; à sua esquerda, cinco figuras em três grupos – a Iconografia, a Numismática e a Bibliografia.

A jovem mulher simboliza a República Brasileira, pois exibe os atributos da Liberdade e da Ilustração – o barrete frígio e a tocha -, e junto ao peito as armas do Brasil. Os ramos de louro representam a Glória e a Vitória, e as 22 estrelas que a circundam, os 22 estados brasileiros.

Quanto aos seis grupos à esquerda e à direita da República, o da extrema esquerda é uma Alegoria da Cartografia: uma jovem escreve sobre um mapa à sua frente enquanto no chão estão um livro, um globo terrestre e outro mapa; o segundo representa a Paleografia: um religioso sentado numa escrivaninha olha para trás enquanto escreve, como se estivesse em busca do que ficou no passado; o terceiro é uma Alegoria da Imprensa, vendo-se uma jovem  que segura à mão direita um pergaminho, tendo a seu lado o inventor Gutenberg com um livro na mão esquerda e sua prensa móvel à direita; o quarto grupo simboliza a Iconografia: mostra figura feminina, de pé, provavelmente uma sibila, afastando um pergaminho do alcance de uma criança, que em vão tenta pegá-lo; o quinto grupo representa a Numismática, na forma de uma jovem que, sentada e concentrada, observa com uma lupa a medalha que tem à mão direita; o sexto e último grupo, na extrema direita da composição, é uma alusão à Bibliografia: junto a uma estante cheia de livros, com vários outros espalhados pelo chão, uma jovem mulher anota numa prancheta os títulos dos livros que um auxiliar lhe vai passando.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: