A escultura, de autoria do escultor cubista Jacques Lipchitz (Druskininkai, Lituânia, 1891 – Capri, Itália, 1973), na fachada do Palácio Gustavo Capanema, representa a aplicação do castigo divino impingido ao titã Prometeu por Zeus, irado porque o primeiro teria-lhe roubado o fogo no intuito de ajudar na criação do homem. Pela sentença, Prometeu ficaria eternamente acorrentado a uma montanha, sendo diariamente bicado, no fígado, por uma imensa águia. A duração simbólica do castigo procede, já que o fígado é considerado o órgão de maior capacidade de regeneração do ser humano. Numa fachada de um edifício cuja função simbólica remete à elevação do homem pelo conhecimento e a sua incontida vontade de progredir sempre, indenpendente da adversidade, o artista, não satisfeito com os desígnios divinos de Zeus, aqui representado pela águia, preferiu representar Prometeu oferecendo intensa resistência, chegando, por fim, a dominar o animal. / Pode-se interpretar, a partir da cena criada por Lipchitz, que só a educação liberta o homem de sua sentença, a de permanecer eternamente acorrentado aos grilhões da ignorância
The “design” by architect Buffa published in 1926 in the A Noite newspaper, where we can easily read the former name of the institution – Paulo Barreto Luso-Brazilian Center.
Vemos na imagem o brasão de armas da Ordem Barnabita. As letras P e A se referem a São Paulo Apóstolo, assim como a palma e a espada. Sobre a cruz coroada, três colinas simbolizam a pobreza, a castidade e a obediência.
Baixo-relevo alude às distinções do Conde de São Salvador de Matosinhos
Bernardino Ferreira da Costa e Sousa, 1.º Visconde e 1º Conde de São Cosme do Vale
João José dos Reis, 1º Visconde e 1º Conde de São Salvador de Matosinhos
Baixo-relevo alude às comendas da associação
As armas do Cardeal Sebastião Leme, então Arcebispo do Rio de Janeiro. Na outra face, de difícil visualização, estão as armas de Pio XI,, sob cujo pontificado foi erigida a igreja.
Três dos seis anjos laterais, também projetados por Cunha e Mello e executados por Bernucci
No frontispício, a imagem da padroeira, desenho de Honório da Cunha e Mello e execução de Tito Bernucci
Altar de Maria Imaculada: painel de Carlos Oswald
Estação 8 da Paixão de Cristo: Jesus consola as filhas de Jerusalem, relevo em pedra de Caen, de Albert Freyhoffer
Vitral do Quinto Mandamento – Não Matarás -, de Carlos Oswald