A escultura, de autoria do escultor cubista Jacques Lipchitz (Druskininkai, Lituânia, 1891 – Capri, Itália, 1973), na fachada do Palácio Gustavo Capanema, representa a aplicação do castigo divino impingido ao titã Prometeu por Zeus, irado porque o primeiro teria-lhe roubado o fogo no intuito de ajudar na criação do homem. Pela sentença, Prometeu ficaria eternamente acorrentado a uma montanha, sendo diariamente bicado, no fígado, por uma imensa águia. A duração simbólica do castigo procede, já que o fígado é considerado o órgão de maior capacidade de regeneração do ser humano. Numa fachada de um edifício cuja função simbólica remete à elevação do homem pelo conhecimento e a sua incontida vontade de progredir sempre, indenpendente da adversidade, o artista, não satisfeito com os desígnios divinos de Zeus, aqui representado pela águia, preferiu representar Prometeu oferecendo intensa resistência, chegando, por fim, a dominar o animal. / Pode-se interpretar, a partir da cena criada por Lipchitz, que só a educação liberta o homem de sua sentença, a de permanecer eternamente acorrentado aos grilhões da ignorância
The “design” by architect Buffa published in 1926 in the A Noite newspaper, where we can easily read the former name of the institution – Paulo Barreto Luso-Brazilian Center.
Vemos na imagem o brasão de armas da Ordem Barnabita. As letras P e A se referem a São Paulo Apóstolo, assim como a palma e a espada. Sobre a cruz coroada, três colinas simbolizam a pobreza, a castidade e a obediência.
Baixo-relevo alude às distinções do Conde de São Salvador de Matosinhos
Bernardino Ferreira da Costa e Sousa, 1.º Visconde e 1º Conde de São Cosme do Vale
João José dos Reis, 1º Visconde e 1º Conde de São Salvador de Matosinhos
Baixo-relevo alude às comendas da associação
Três dos seis anjos laterais, também projetados por Cunha e Mello e executados por Bernucci
No frontispício, a imagem da padroeira, desenho de Honório da Cunha e Mello e execução de Tito Bernucci
Mosaico de Santa Teresinha, na ábside do altar-mor, de autoria de Carlos Oswald
Altar de Maria Imaculada: painel de Carlos Oswald
Estação 8 da Paixão de Cristo: Jesus consola as filhas de Jerusalem, relevo em pedra de Caen, de Albert Freyhoffer
Vitral do Quinto Mandamento – Não Matarás -, de Carlos Oswald