O RIO DE TODOS OS SANTOS: SÃO MARCOS

Olá, amigos! No dia 25 de abril comemora-se o Dia de São Marcos – além do aniversário da minha querida primogênita, a Malu -, e portanto fazemos aqui uma singela homenagem a este santo que foi um dos quatro evangelistas, além de mostrar algumas invocações de sua imagem na cidade do Rio de Janeiro.

Marcos – ou João Marcos, segundo alguns autores – nasceu por volta do ano 10 A.C. e morreu martirizado na Alexandria em 25 de abril de 68. Foi discípulo dos apóstolos Pedro e Paulo, e teria acompanhado este último numa viagem apostólica. É comumente representado na iconografia vestindo túnica oriental, portando um livro e, principalmente, acompanhado de um leão por vezes alado – uma referência à voz de São João Batista ecoando no deserto o princípio de seu Evangelho. Por vezes, como vai-se ver abaixo, somente o leão aparece.

A Paróquia em devoção ao santo, no Rio de Janeiro, está localizada na Barra da Tijuca. Sendo uma construção moderna, entretanto, carece de ornamentação externa.

Em meus arquivos constam apenas três fachadas nas quais se pode encontrar o santo – duas igrejas e um edifício, todos no Centro.

São elas:

  1. o Edifício Forense, sede da Antiga Sociedade Bíblica Americana, no número 299 da Avenida Erasmo Braga, que já foi objeto de postagem aqui no blog;
  2. o magnífico zimbório da Igreja da Candelária e suas oito esculturas, quatro históricas e quatro alegóricas, executadas pelo mestre canteiro português José Cesário de Sales;
  3. a fachada única da Igreja de Santa Cruz dos Militares, cujas esculturas representam os quatro evangelistas. Moldadas em mármore de Carrara na Itália, teriam sido encomendadas em 1926 para substituir as originais, de madeira, da lavra do Mestre Valentim e hoje no Museu Histórico Nacional.

No prédio da antiga Sociedade Bíblica Americana, à exceção de São Mateus, os evangelistas foram totalmente substituídos pelos animais-atributos que os representam. São João é a águia, São Lucas é o boi e São Marcos, como vimos, é o leão (Figura 1).

DSC_7786

Figura 1. Edifício Forense, antiga sede da Sociedade Bíblica Americana.

No zimbório da Igreja de Nossa Senhora da Candelária, São Marcos aparece de corpo inteiro, portando o livro na mão esquerda e afagando o leão com a direita (Figura 2).

DSC_4972_a

Figura 2. Igreja de Nossa Senhora da Candelária.

Na fachada da Igreja da Santa Cruz dos Militares, duas esculturas dos evangelistas estão posicionadas no térreo – São João e São Lucas – e as outras duas no andar superior – São Marcos e São Mateus. São Marcos está, mais uma vez, acompanhado de um imponente leão à sua direita e segura o livro com as duas mãos. Na mão direita – quebrada pela ação do tempo – ele tem uma pena de escrever (Figura 3).

DSC_3612_a

Figura 3. Igreja da Santa Cruz dos Militares.

Fontes:

Alves, J. Os Santos de Cada Dia. São Paulo: Paulinas, 2008.
Loredo, Wanda Martins. Iconografia Religiosa. Dicionário Prático de Identificação. Rio de Janeiro: Pluri Edições, 2002.
Tavares, Jorge Campos. Dicionário de Santos. Porto: Lello e Irmão, 1990.
https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Marcos, consulta em 11/04/2018.

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: