Agência Central dos Correios

RUA PRIMEIRO DE MARÇO, 64
AGÊNCIA CENTRAL DOS CORREIOS
PROJETO ORIGINAL DE ANTONIO PAULA FREITAS, 1875 C.
ALTERAÇÕES DE BETHENCOURT DA SILVA, 1878 C.

AUTOR DESCONHECIDO | ESCULTURAS EM CIMENTO MODELADO

Os dois grupos escultóricos vistos aqui representam alegorias das funções do edifício, exaltando o espírito inquisitivo e a curiosidade daqueles que desejam dominar o conhecimento.

DSC_5711_a

No grupo visto acima estão três figuras. A figura central é uma jovem mulher entre dois putti alados. O putto maior, sentado sobre grandes livros e tendo um deles, aberto, no colo, parece dirigir a palavra à mulher, em franca argumentação. Ela segura uma cornucópia, da qual jorram moedas, e pousa a mão direita sobre a cabeça do putto menor, que está sentado sobre uma mala e tem nas mãos dois tecidos ornamentados.

A cornucópia é um instrumento mitológico que possui a habilidade de fazer brotar de seu interior infinitas quantidades daquilo que se deseje. Nesse sentido, ela simboliza a riqueza atingida por aquele que domina a comunicação escrita.

O segundo grupo escultórico (abaixo), representa os mesmos personagens. Os putti tiveram suas posições trocadas, realçando a composição simétrica conferida pelo artista ao conjunto. A jovem leva o dedo indicador da mão direita à palma espalmada da mão esquerda, parecendo argumentar com o putto mais velho. Este, num plano inferior, tem o olhar inquisitivo e gesticula como quem tem dúvida e deseja entender. Sua mão direita repousa sobre um aparelho de telégrafo. À esquerda da mulher, o putto mais jovem parece alheio a toda a conversação, empenhado que está na tarefa de carregar um pesado fardo que já lhe vai às costas. Na tentativa de manter-se de pé, tem as pernas dobradas pelo esforço, os pés pisando em mais embrulhos.

DSC_2948_a

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: