Baixos-relevos do Palácio Duque de Caxias

PRAÇA DUQUE DE CAXIAS, S/N
ANTIGA SEDE DO MINISTÉRIO DA GUERRA
ATUAL QUARTEL-GENERAL DO COMANDO MILITAR DO LESTE 

PROJETO DE CHRISTIANO STOCKLER DAS NEVES, 1937-1941

DOIS BAIXOS-RELEVOS EM BRONZE
HILDEGARDO LEÃO VELLOSO (Palmeiras/SP, 1899 – Rio de Janeiro/RJ, 1966), 1942

Construído de frente para a futura Avenida Presidente Vargas, o monumental Palácio Duque de Caxias, com 86 mil metros quadrados e 23 andares, foi inaugurado em 28 de agosto de 1941 e constitui um dos exemplos mais espetaculares no Rio de Janeiro do estilo art déco, tão associado às pretensões simbólicas da arquitetura oficial do Estado Novo.

Na fachada, toda revestida em granito, um concurso definiu a escolha de ornamentos e artistas. Para os dois imensos baixos-relevos laterais da loja, posicionados na altura dos terceiro e quarto andares, ganhou a proposta do artista Leão Velloso, representando a Glória Militar e a Apoteose à Bandeira, moldados em bronze.

Tendo o sol, o mar e o mapa do Brasil ao fundo, Apoteose à Bandeira, abaixo, mostra a alegoria da República empunhando ao alto a bandeira nacional. À sua volta estão: o militar que presta juramento à bandeira, a menina que oferece flores, o lavrador ajoelhado que empunha uma enxada e a família – pai, filhos e mãe, que simbolicamente entrega seu recém-nascido aos cuidados da República. Cavaleiros à paisana empunhando lanças e o restante do povo brasileiro demonstram sua firme disposição na defesa da pátria e seu compromisso de fidelidade à causa nacional.

Assinado na base H LEÃO VELLOSO 1942.

Palácio Duque de Caxias


Deixe uma resposta

Descubra mais sobre O RIO QUE O RIO NÃO VÊ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading