Automóvel Club do Brasil

RUA DO PASSEIO, 90

ANTIGOS CASSINO FLUMINENSE, CLUBE DOS DIÁRIOS, AUTOMÓVEL CLUB DO BRASIL E OUTROS
PROJETO DE MANOEL DE ARAÚJO PORTO-ALEGRE, 1855

SEVERO DA SILVA QUARESMA, QUIRINO ANTONIO VIEIRA E JOÃO DUARTE DE MORAIS
BAIXO-RELEVO EM ARGAMASSA | 1860 C.

Intitulado “O Gênio do Brasil presidindo às Musas” e executado ainda sob a atmosfera do Segundo Império, o baixo-relevo abaixo mostra um índio alado, coroado e com um cajado na mão, em postura altiva sobre um tablado, pronto para entregar uma coroa de louros para um conjunto de nove mulheres à sua volta, vestindo túnicas clássicas, seios à mostra e portando instrumentos musicais, ladeadas de dois eroi.

O índio representa o elemento, a natureza e a cultura nacionais, em oposição às nove musas, que simbolizam a cultura clássica por excelência. Sua função aqui é a de presidir o pensamento da nação a partir da amálgama entre essas duas culturas tão distintas, a nacional e a clássica, para cuja união contribui a atuação simbólica dos elementos de ligação representados pelos dois eroi.

Abaixo, as musas em destaque.

3 Comentários

  1. Olá, eu gostaria de saber o que são eroi. Procurei em diversos lugares, não encontrei.

    1. Prezado Juan,
      Boa noite! Eroi nada mais é do que o plural de Eros, o Deus do Amor na Mitologia Grega. Como o baixo-relevo apresenta duas dessas divindades, uma de cada lado da cena, eles são chamados de eroi. A expressão, retirei-a de um texto do historiador Lucas Zelesco sobre o tema, onde eles estão assim classificados. Uma outra possibilidade, talvez, seria chamá-los de putti, que é o plural de putto.
      Espero ter ajudado.
      Um abraço cordial,
      Luiz Eugenio

  2. Eu gostaria de saber o que representa esse Frontão?

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre O RIO QUE O RIO NÃO VÊ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading