Ícone do site O RIO QUE O RIO NÃO VÊ

O FUTURO CENTRO CULTURAL CASA DAS AGUAS

Aviso aos navegantes: essa vai ser uma postagem mau humorada. Há tempos que eu estava devendo as imagens da restauração da Antiga Inspetoria de Águas e Esgotos, na Rua Riachuelo, 287, futuro Centro Cultural Casa das Águas, conduzida por volta de fins de 2013 e início de 2014. Pois bem, na semana passada, dia 15 de março de 2016, eu infelizmente estive lá…

Escrevo infelizmente por uma única razão: a restauração dos elementos ornamentais da fachada ficou abaixo da crítica, canhestra, infeliz…

Esta é a segunda postagem sobre esse prédio. A primeira foi feita em 14 de janeiro de 2013.

São águas passadas, eu sei, mas é impressionante como são conduzidas as restaurações em nossa cidade. O órgão responsável pela preservação – será o INEPAC? – deveria manter um mínimo registro fotográfico em seus arquivos, de modo a fornecer subsídios – ou exigir do proprietário, no caso a CEDAE – uma reconstituição minimamente decente. Caso contrário, acontece o que lamentavelmente vem acontecendo na cidade: as fachadas estão ficando totalmente descaracterizadas. Eu mesmo fotografei a decoração desse prédio tão importante em agosto de 2010. Meu livro, O RIO QUE O RIO NÃO VÊ, foi publicado em abril de 2012, bem antes do início das obras de restauração da fachada. Se as fotografias tivessem sido produzidas hoje, após a desastrosa restauração, não me seria possível saber que um dos quatro putti ali representados portava um compasso – e não o que parece ser uma pedra -, e que outro soprava um instrumento – que desapareceu!

Melhor seria não restaurar nada, se não há registro nem profissionais para fazê-lo.

O que vale é que ninguém parece se importar com isso, não é mesmo?

Abaixo estão as fotos feitas em 2010 – em precário estado de conservação, mas inteiras – e as atuais, de março de 2016, após a “restauração”. Quais você prefere?

Desculpem o mau humor.

A relação maçônica entre o compasso e o esquadro deu lugar a uma tentativa de bater uma pedra numa ponteira – ou coisa parecida…

O putto original tocava um instrumento de sopro. Hoje parece lamentar a perda dos membros superiores…

 

Sair da versão mobile