UM FERREIRA DO CEARÁ NO CENTRO DO RIO

Trabalhar no Centro do Rio tem suas vantagens. No meu caso, teve… No centro do Rio, um senhor quase “quinhentão”, mas ainda bem apessoado, é possível fazer os mais interessantes achados artísticos, de quase todos os séculos passados.

De uns tempos pra cá venho me interessando mais pelas coisas do século XX, em especial os anos 30 e 40, meio espremidos entre o passado e o futuro, o acadêmico e o moderno, o velho e o novo, mas que produziram, tanto nas artes quanto na Arquitetura, muita coisa boa.

Conheci o objeto da postagem de hoje há uns quatro anos, mais ou menos, quando a Drogaria Galanti já havia tomado o lugar da Agência Carioca do Banco Mercantil do Brasil ali no número 35B da pequenina e outrora importante Rua da Ajuda. O edifício é o imenso Barão de Javary, de 1975, projetado pelo arquiteto Paulo Casé. Apesar de velho conhecido, jamais o fotografei…

Hoje resolvi voltar lá e fotografar a talha comme il faut… Ajudou-me minha octogenária mãe, a Manuela, que foi logo tratando de arrastar os bancos da farmácia e os móveis à frente do painel em madeira, sem pedir licença para ninguém e me dizendo: – Fotografa logo, menino!

Pois valeu a pena! Trata-se de um belo trabalho em talha representando uma cena absolutamente original de algumas figuras alegóricas meio fantásticas – repentistas, talvez? – em meio a uma vegetação meio nativa meio imaginária brasileira. O trabalho, intitulado Festa em Homenagem ao Poeta Brasileiro, foi realizado no ano de 1975 em Fortaleza por encomenda daquele banco, que aqui o instalou.

O artista, confesso, nunca ouvira falar. Fui “dar um Google”, meio sem esperança, e encontrei não só sua página no Facebook bem como seu blog, ambos lotados de ótimos trabalhos – muitos cinquentões, como este -, bem como rica informação bibliográfica sobre o artista. Os links estão ao final da postagem.

O nome do artista, para quem não aguenta mais a espera, está lá em cima, no título… Ele se chama Antônio Ivaldo Ferreira do Ceará, ou simplesmente Ferreira do Ceará.

O trabalho deve ter quase uns 3 x 2 metros, mais ou menos. Está assinado TÍTULO .- FESTA EM HOMENAGEM AO POETA BRASILEIRO – ANO – 1975 = FORTALEZA = FERREIRA DO CEARÁ.

Lá vão os links do Facebook, aqui, e do blog do artista, aqui.

Axé, digo, até!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: