EDIFÍCIO HEYDENREICH, PARTE 2

EDIFÍCIO HEYDENREICH, PARTE 2

ANTIGA CASA ALLEMÃ
RUA ALVARO ALVIM, 24 (OU PRAÇA FLORIANO, 23)
CONSTRUÍDO EM 1926 PELA COMPANHIA CONSTRUTORA NACIONAL S.A.

Edifício Heydenreich

Olá, amigos! Já escrevemos sobre o Edificío Heydenreich aqui no blog, mas nunca é demais acrescentar informações sobre tão interessante construção do século XX.

A Casa Allemã foi uma importante loja de móveis, tapeçarias e tecidos fundada na cidade de São Paulo em 1883 pelo imigrante alemão Daniel Heydenreich – daí o nome do prédio carioca. A empresa teve filiais em Campinas, Jaú, Ribeirão Preto, Santos e Rio de Janeiro. Aqui no Rio, ela já estava estabelecida nos números 27 e 29 da Rua da Carioca, até a inauguração, no dia 22 de janeiro de 1927, do majestoso prédio no novíssimo Bairro Serrador – ou Quarteirão Serrador – hoje Cinelândia.

Em 1943, com as perseguições aos estabelecimentos alemães no Brasil, a Casa Alemã trocou seu nome para Galeria Paulista de Modas, com o qual funcionou até fechar as portas definitivamente, em 1959.

Até hoje não conseguimos chegar ao nome do arquiteto que projetou o Edifício Heydenreich, mas é quase certo que, estando a construção a cargo de uma companhia de origem alemã – a Companhia Construtora Nacional -, o projeto tenha sido executado por um alemão – Ricardo Wriedt, quem sabe, ou Lambert Riedlinger, um dos sócios da empresa, talvez. Vale comparar as linhas do Heydenreich com o prédio contemporâneo da Academia Brasileira de Ciências, na Rua da Alfândega, 42 – link aqui -, saído da prancheta de Riedlinger.

Mas voltemos à ornamentação, que é o que interessa…

Na fachada voltada para a Cinelândia, o Heydenreich recebeu um baixo-relevo que nós reputamos como o mais emblemático dos Mercúrios cariocas, também de 1926, como o comprova a assinatura – ANNO 1926. JW. Além da beleza plástica do monumento, o Padroeiro dos Comerciantes apresenta-se aqui intimamente associado à cidade do Rio de Janeiro e sua vocação turística. Note-se que a seu lado ele tem o Morro do Pão de Açúcar e um transatlântico sugerindo esta vocação.

Agora, algumas atribuições artísticas…

A autoria do baixo-relevo é desconhecida. É sabido, entretanto, que o escultor alemão Josef Wackerle (1880-1959) assinava algumas de suas obras com as iniciais JW e que era costume os artistas europeus enviarem de navio as encomendas recebidas do exterior. Além disso, não só o período se encaixa – ele teria 46 anos ao fazer o Mercúrio do Heydenreich – como a comparação feita na Internet com outros de seus baixos-relevos bate perfeitamente.

Apesar de não assinado, pode ser igualmente da autoria de Wackerle o baixo-relevo colocado no hall dos elevadores do prédio carioca, visto na Figura 1… Mais uma vez, cartas para a redação, por favor…

DSC_8066

Figura 1. Edifício Heydenreich. Baixo-relevo no hall dos elevadores.

 

Mas não é só. O coroamento do prédio foi decorado com uma enorme estrutura que mais parece uma grande ave de rapina futurista pronta para decolar – reparem na Figura 2, abaixo.

DSC_1792_a

Figura 2. Coroamento do Edifício Heydenreich.

 

E tem mais. Ainda de frente para a Cinelândia, ornamentos simétricos acima das janelas do décimo andar e sob a primeira moldura superior trazem figuras femininas que só a sensualidade déco soube exprimir. Confira na Figura 3.

Por hoje é só.

DSC_1801

Figura 3. Figura feminina entre ornamentação art déco.

3 Comentários

  1. Ronaldo Rego · · Responder

    O RIO art Decô merece uma grande e apurada pesquisa e publicação em livro, como foram feitas em outras cidades do mundo. Está muito bem conservado o aqui mostrado.

    1. Prezado Ronaldo, bom dia! O Marcio Roiter fez um excelente livro intitulado RIO ART DÉCO. Eu recomendo!

  2. Bela aula!!! Agora olharei para esse prédio com outros olhos, além do Mercúrio…

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre O RIO QUE O RIO NÃO VÊ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading