A MURADA DO IATE CLUBE DO RIO DE JANEIRO

IATE CLUBE DO RIO DE JANEIRO
AVENIDA PASTEUR, 333

Escrevemos hoje sobre a murada do Iate Clube do Rio de Janeiro[1], no aprazível bairro carioca da Urca.

Imensa como a tradição do clube que guarda, a murada construída entre 1946 e 1947 percorre boa parte da Avenida Pasteur, que comunica o bairro da Urca à Enseada de Botafogo. Interessa-nos, aqui, a parte da murada localizada à esquerda de um observador que se encontra diante da porta principal do clube – indo desta até o posto de gasolina já na entrada da Enseada de Botafogo.

Construído em forma de ondas, num sobe e desce de 53 elevações, o muro encontra-se tombado pela prefeitura desde 2016. Em cada uma dessas elevações – com algumas poucas lacunas – encontra-se um conjunto composto de 16 azulejos quadrados voltados com os vértices para cima e circundados por uma moldura em argamassa pintada de azul – sempre com motivos náuticos ou marinhos. São 48 conjuntos de azulejos, no total.[2]

Uma interpretação errada levou à crença de que a criação das imagens teria saído da prancheta do casal Arpad Szenes e Maria Helena Vieira da Silva, mas esta possibilidade já está descartada. Alguns dos painéis trazem a assinatura A. Soares, o que nos leva a outro casal, Adolfo Soares Mandecher e Ana Soares Mandecher, ela natural da Russia.

Há âncoras, caravelas, jangadas e cenas de regatas, além de cavalos marinhos, crustáceos e numerosas espécies de peixes – alguns imaginários, talvez… Fotografei todos os conjuntos, alguns em péssimo estado de conservação. Abaixo vão 21.

[1] Inicialmente denominado Fluminense Yachting Club, o clube foi fundado nas dependências do Fluminense Football Club, em 25 de março de 1920, durante a gestão de Arnaldo Guinle.

[2] Eu me dei ao trabalho de ir lá e contar, mas conto com a ajuda de quem se dispuser a fazer o mesmo…

[3] Agradeço a minha amiga Angelica Galetti pelo envio de tão preciosa informação.

um comentário

  1. Parabéns pela matéria. Estava curiosa em relação aos azulejos. Pena estarem tão mal cuidados.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre O RIO QUE O RIO NÃO VÊ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading