TEATRO MUNICIPAL, PARTE 3: PEREIRA OU OLIVEIRA?

Olá, amigos! Muita gente boa me pergunta sobre o personagem homenageado lá no alto da fachada de fundos do Teatro Municipal, voltada para a Rua Manuel de Carvalho, no Centro. Resolvi, pois, sanar essa dúvida, já que em muitos livros e sites consta informação diversa.[1]

A dúvida – meio estapafúrdia, convenhamos – é se o rosto homenageado seria do prefeito em cujo mandato teria sido iniciada a construção do teatro – Francisco Pereira Passos – ou de seu filho, o engenheiro Francisco de Oliveira Passos, vencedor do concurso para a escolha do projeto juntamente com o francês Albert Guilbert.[2]

Como dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras – será? -, deixo a decisão para o leitor. Abaixo estão quatro imagens – dois ângulos da fachada estudada e duas retiradas da Internet, uma de cada um dos dois Franciscos.

dsc_3915_a

Francisco visto a partir a Rua 13 de Maio.

dsc_3925_a

Francisco visto da Avenida Rio Branco.

francisco-pereira-passos

Francisco Pereira Passos

francisco-de-oliveira-passos

Francisco de Oliveira Passos

Alguma dúvida? Essa foi fácil, não?

Até a próxima.

[1] No meu próprio livro aparece esse erro – quase imperdoável, diga-se de passagem. No texto do Professor Nelson Porto Ribeiro aparece como arquiteto do teatro o nome de Francisco Pereira Passos, então prefeito plenipotenciário do então Distrito Federal. Também no próprio site oficial do Teatro Municipal já constou – ou será que ainda consta? – a informação de que o homenageado na fachada seria o prefeito.

[2] O projeto final enfim construído é uma fusão dos dois projetos vencedores, Áquila, o de Oliveira Passos, e Isadora, de Guilbert.

4 Comentários

  1. Marisa dos Feminino Assumpção · · Responder

    Olá , meu nome é Marisa. Sou Chefe da Arquitetura do Theatro Municipal. A imagem dos fundos é do Oliveira Passos.

    1. Muitíssimo obrigado pela valiosa colaboração, Marisa! Um abraço cordial, Luiz Eugenio

  2. Boa tarde! Temos fontes da imagem?
    Abraços!

    1. Boa tarde, Paula! A imagem é de minha autoria, como 99% das imagens do blog…

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre O RIO QUE O RIO NÃO VÊ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading