UM BAIXO-RELEVO TIJUCANO

A postagem de hoje é tão-somente um registro do baixo-relevo localizado na fachada do Colégio Estadual Paulo de Frontin, cujo prédio novo foi inaugurado no dia 10 de novembro de 1929.

A então bem conservada fachada da então Escola Profissional Paulo de Frontin pode ser vista abaixo, em foto P/B do livro A Cultura Brasileira, de Fernando de Azevedo. A imagem colorida, mais abaixo, foi feita em março de 2014.

rua-barao-de-uba-399_escola-profissional-paulo-de-frontin

O endereço é Rua Barão de Ubá, 399, no Rio Comprido.

Pela simples análise do baixo-relevo já é possível inferir tratar-se de uma instituição de ensino profissionalizante, como as muitas que surgiram na cidade com a reforma do sistema de ensino conduzida pelo Professor Fernando de Azevedo em 1928. E mais: uma instituição de ensino para mulheres!

wp_20140301_12_45_03_pro__highres

Analisemos, pois, essa composição, que carrega consigo certa ingenuidade formal.

Dispostos simetricamente no baixo-relevo estão sete figuras humanas: cinco figuras femininas emolduradas por duas figuras masculinas. A mulher central e os dois homens carregam atributos clássicos do Conhecimento e da Vitória – uma vitória conquistada pelo esforço da Educação: ela carrega uma tocha e cada um deles porta um ramo de louros.

Já as quatro mulheres restantes – duas de pé e duas ajoelhadas – carregam atributos alusivos às atividades desenvolvidas na instituição: um pincel, um tear, uma cesta e uma matriz litográfica?

wp_20140301_12_41_31_pro__highres

2 Comentários

  1. De que material é feito o baixo relevo? Parece metal fundido, mas pode ser pintura metálica sobre cerâmica cozida.

    1. Não creio que seja nem um nem outro, Ronaldo. Parece-me mais pintura metálica sobre argamassa…

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre O RIO QUE O RIO NÃO VÊ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading