HOSPITAL DA CRUZ VERMELHA BRASILEIRA

HOSPITAL DA CRUZ VERMELHA BRASILEIRA
PRAÇA DA CRUZ VERMELHA, 10-12

Olá, amigos! Hoje comemoram-se os 108 anos de existência da Cruz Vermelha Brasileira, fundada em 5 de dezembro de 1908. O prédio carioca, na Praça da Cruz Vermelha[1], foi projetado pelo arquiteto Pedro Campofiorito e construído pelo arquiteto e construtor Leonídio Gomes, entre 1919 e 1923. Em sua missão está a de agir, em caso de guerra, e preparar-se, na paz, para atuar em todos os setores abrangidos pelas Convenções de Genebra e em favor de todas as vítimas de guerra, tanto civis como militares.[2]

praca-da-cruz-vermelha_hospital-da-cvb-em-construcao

Acima está uma foto da construção do prédio atual. Apesar da modificação descaracterizadora sofrida pelo quinto andar, que diminuiu o efeito de monumentalidade originalmente proporcionado pela cúpula central, o prédio e sua fachada em curva ainda mantêm certa dignidade, especialmente conferida pela escultura desta mesma cúpula, na qual se pode ver a figura de uma enfermeira – a cruz vermelha da instituição ao peito – no exato momento de amparar, em pleno campo de batalha, um combatente ferido (abaixo).

Repare que a enfermeira tem os olhos fechados, já que para ela não importa a origem e a condição do enfermo, e a todos deve assistir com igualdade.

dsc_2239a

[1] A Praça da Cruz Vermelha foi aberta durante o Governo Pereira Passos (1903-1906) após o desmonte do Morro do Senado.

[2] http://www.cruzvermelha.org.br/pb/institucional/missao/

2 Comentários

  1. iedalva costa teles souza · · Responder

    obriga pela correspondência , gosto muito Iedalva

    *COM CARINHO IE*

    *Bjsssssssssssssssssssssssssssssssssss*

  2. HELCIO Jose Pinto RODRIGUES · · Responder

    Boa tarde. Meu avo materno, Vasco Cyrilo Melim e mau tio, Paulo Gomes Melim, irmão de minha mãe, Arquiteto, trabalharam nessa empresa. Meu avo, nascido na Ilha da Madeira, nascido em 1896, chegou ao Brasil com 12 anos e era primo do Dr Leonidio.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre O RIO QUE O RIO NÃO VÊ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading