A Sociedade dos Cocheiros / The Coachmen Society

RUA BARÃO DE SÃO FELIX, 16
ANTIGA SEDE DA SOCIEDADE UNIÃO BENEFICENTE PROTETORA DOS COCHEIROS
1909 c.

DSC_4830

Segundo João Cruvello Cavalcanti em sua “Nova Numeração dos Predios da Cidade do Rio de Janeiro”, a antiga Rua da Princeza foi aberta em 12 de julho de 1809. Começa ela na atual Rua Camerino e termina junto ao Terminal Rodoviário Coronel Américo Fontenele, na área que se convencionou chamar de “Central do Brasil”, na Gamboa.

A imagem de hoje traz o tímpano do frontão do sobrado de número 16 da rua – hoje rebatizada Barão de São Felix em homenagem ao médico Antonio Felix Martins, que nela manteve consultório e residência. O sobrado, atualmente em restauração, não carrega ornamentação notável, mas seu frontão está decorado por uma sugestiva cabeça de cavalo sobre a qual se encontra uma luminária, sugerindo alguma atividade que empregasse o uso dessa força animal.

Com efeito, já em 1909 o Almanak Admnistrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro – o famoso Almanak Laemmert – nos informa que ali teve sua sede própria, após vagar por vários endereços próximos (inclusive o número 12 da mesma rua), a Sociedade União Beneficente Protetora dos Cocheiros, associação de classe fundada em 17 de abril de 1881.

As luminárias, bem como o jogo de arreios também presente no baixo relevo, equipavam essas antigas carruagens, como nos mostra a fotografia abaixo, retirada do site do Museu Virtual do Transporte Urbano (www.museudantu.org.br)

cupe_seculoXIX

______

16, BARÃO DE SÃO FELIX STREET
1909 c.

According to João Cruvello Cavalcanti in his book “Nova Numeração dos Predios da Cidade do Rio de Janeiro”, the former Princeza Street was opened in 1809, July 12th. It begins in Camerino Street and ends along with the Coronel Américo Fontenele Bus Terminal, at the region commonly known as “Central do Brasil”, in Gamboa.

Today´s image brings us the pediment of number 16. The street – rebaptized Barão de São Felix after the physician Antonio Felix Martins, who lived and worked there. The sobrado, now under conservation, doesn´t carry a noteworthy ornamentation, but its pediment is decorated by a horse head over which one can see a coach light, suggesting an activity related to the use of this animal.

In fact, the 1909 Almanak Admnistrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro – or simply Almanak Laemmert – informs us that the Protective and Beneficent Union Society of Coachmen (Sociedade União Beneficente Protetora dos Cocheiros, in portuguese) – founded in 1881, April 17th – had its headquarters in the building, after wandering for years in nearby addresses, including number 12 of the same street.

These kind of lights, together with a set of harness also present on the bas relief, used to equip these ancient carriages, as seen here in the b/w photograph above, taken from the Urban Transportation Virtual Museum (www.museudantu.org.br).

3 Comentários

  1. Vocês conhecem a ultima estação dos bondes puxados a burro – Estação da Vila Guarany – É um milagre ainda estar de pé …. é tombada pelo estado ….. mas esta abandonada ….Fica na região do “Porto Maravilha “….. Rua Pedro Alves.

    1. Prezada Beth,
      Boa noite! Publiquei aqui no blog sobre a Villa Guarany em 28 de outubro de 2013. Dá uma olhada em http://orioqueorionaove.com/2013/10/28/a-villa-guarany/. O prédio, felizmente, é tombado pelo INEPAC.
      Um abraço cordial,
      Luiz Eugenio

  2. Bom dia! Gostei muito de saber sobre o blog que não tinha conhecimento. Sou formado em jornalismo e em breve iniciarei um novo curso “História com Ênfase em Patrimônio Histórico” na UCAM do Centro. Me interesso muito pelo assunto ligado ao nosso patrimônio histórico, possuo alguns livros a respeito e sempre pesquiso na internet sobre as praças, fachadas e construções que outrora tiveram grande importância e hoje são preservadas ou que deveriam ser. Visito os locais, fotografo bastante e converso com pessoas que possam me dar explicações sobre o local, o que falta e muito em diversos locais aqui no Rio, mas é uma questão de tempo para que tudo ou que na maioria funcione como em Minas, onde todos os locais existem pessoas habilitadas a prestarem todas as informações necessárias aos visitantes. Como me mudei há pouco mais de um mês para Niterói, estou conhecendo aquela região que pouco visitava, mas que é tão bela e rica culturalmente quanto o Rio…Irei comprar seu livro para servir de base de estudos, aumentar meus conhecimentos nesse assunto e eu mesmo visitar esses locais fotografados por ti ou sua equipe.
    Infelizmente visitei esse em questão no Santo Cristo e achei largado demais, sem sinalização que indicasse que ali fora a última estação de bondes puxados a burro, só uma singela placa por tapada por inúmeros tapumes , fachada suja e janelas quebradas. Liguei agora pouco (30/09 – 09:45) e falaram que não funciona mais a empresa “Duran & Costa – Construções e Reformas LTDA” e sim empresa Porto Maravilha que nem deixaram terminar de me apresentar sobre meu interesse em conhecer o prédio e desligaram na minha cara. Fiquei não triste, mas despontado não com o tratamento daquela pessoa, que provavelmente não é uma boa profissional e mal sabe da importância histórica que temos ali, mas de ver um Patrimônio largado nas mãos de pessoas despreparadas que não estão nem ai com isso. Infelizmente é assim, bem como a Igreja do Senhor do Bonfim ou Senhora do Bonfim rs..na Avenida Brasil que soube que será destruída para passagem de uma rua….visitei, fotografei e constatei que ainda há solução, mas basta realmente as autoridades competentes baterem o martelo e restaurar o mais rápido possível ou teremos um novo Palácio Monroe destruído na cidade, pois com certeza deve saber que ali passaria o metro….mas enfim…parabenizo pelo blog e sempre que der e puder o visitarei de comentarei aqui. Bom dia

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre O RIO QUE O RIO NÃO VÊ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading