EDIFÍCIO BRASILIA

AVENIDA RIO BRANCO, 311
PROJETO E CONSTRUÇÃO DE GUSMÃO, DOURADO E BALDASSINI LTDA., 1935 C.

 HUMBERTO COZZO (1900-1981) | BAIXO-RELEVO EM BRONZE | 1941 c.

Medalhão circular em bronze retrata índia ajoelhada empunhando arco e flecha em posição de disparo, tendo ao fundo a Enseada de Botafogo, com destaque para o Morro Cara de Cão. A imagem é um tributo à natureza brasileira e seu elemento natural, o índio, e alude ao fascínio que a descoberta do Brasil despertou no imaginário europeu nos primeiros séculos da colonização, quando numerosas publicações traziam o nome da nova terra estampado em latim.

A peça se encontra envolta por delicada e quase imperceptível tela de segurança.

Assinado H COZZO. RIO no arco inferior.

Avenida Rio Branco, 311

2 Comentários

  1. Gostaria de saber qual é o nome da obra e quando ela foi feita, pois o uso do nome Brasília me atraiu o interesse, pois a cidade foi idealizada em 1956 e seu projeto escolhido por concurso em 1957. Então como e ou porque a obra se refere 1941?

    1. Prezado Dante,
      Boa tarde! O baixo-relevo foi executado por volta de 1941 para ornamentar a portada principal do Edifício Brasilia. O termo Brasilia é muito mais antigo do que a capital federal. Foi assim – Brasilia, em latim -, que o chamaram muitos dos estrangeiros que tomaram conhecimento da nova terra descoberta do outro lado do mundo pelos portugueses. Outra coisa: dei uma olhada na Wikipedia e descobri que já em 1823 José Bonifácio se referia à “futura capital do Brasil” como Brasília.
      Espero ter esclarecido tua dúvida.
      Um abraço cordial,
      Luiz Eugenio

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre O RIO QUE O RIO NÃO VÊ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading