Antigo Palácio da Saúde do Ministério da Guerra

PRAÇA DA REPÚBLICA, 123

ANTIGO PALÁCIO DA SAÚDE DO MINISTÉRIO DA GUERRA
PROJETO DE JOSÉ BEVILACQUA, 1902-1905
ATUAL I CIRCUNSCRIÇÃO DO SERVIÇO MILITAR

AUTORES DESCONHECIDOS | ESCULTURA EM CIMENTO MODELADO E BAIXOS-RELEVOS | 1905 C.

Praça da Republica 123

O imponente edifício está situado de frente para o Campo de Santana, entre o Hospital Souza Aguiar e a Faculdade de Direito da UFRJ. No frontão central, em arco, está o brasão de armas brasileiro, encomendado em 1889 pelo próprio Marechal Deodoro da Fonseca ao amigo especialista em heráldica, o engenheiro alemão Arthur Sauer, e desenhado por Luís Gruder. Sobre ele, uma alegoria feminina coroada de louros estende a tocha – símbolo da iluminação pelo conhecimento – e traz na mão esquerda o caduceu de Asclépio, o deus grego que representa a Medicina. Junto ao corpo vê-se o busto de Hipócrates – considerado o Pai da Medicina -, livros, um pergaminho, o globo terrestre, além de diversos instrumentos relacionados à profissão médica: o almofariz, o pilão, luvas medicinais e um balão de destilação.

Dois frontões laterais, triangulares e em tudo simétricos, ostentam em seus tímpanos baixos-relevos nos quais estão representados, entre coroa de louros central, palmas, fuzis, lanças e estandartes, todo o conjunto encimado por uma estrela e seu resplendor de luz (abaixo).

Praça da Republica 123

um comentário

  1. Adentrei hoje neste palácio por causa de uma dor de dente, por momentos fiquei sem dor ao admirar tanta beleza interior e exterior. Neste palácio agora funciona a Odontoclínica Central do Exército (OCEx), oxalá respeitem a beleza da arquitetura original.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre O RIO QUE O RIO NÃO VÊ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading