Antiga Inspetoria de Águas e Esgotos

RUA DO RIACHUELO, 287

O Edifício Ataulpho Coutinho, sede da outrora todo-poderosa Inspetoria de Águas e Esgotos do Distrito Federal, finalmente entrou em restauração! As finas platibandas, que há muito ameaçavam desabar sobre os passantes, estão agora protegidas. A CEDAE, proprietária do imóvel, pretende transformá-lo num museu interativo, a Casa das Águas.

Em péssimo estado de conservação até aqui, a riquíssima decoração do prédio em estilo neogótico apresenta alegorias humanas empunhando cetro e coroa de louros, globo terrestre, engrenagens e monograma, a cabeça do deus romano Mercúrio, leões e guardiões. além dos quatro putti aqui representados que, posicionados despojadamente em nichos circulares, se desincumbem de diferentes atividades: um redige uma carta, um esculpe um busto feminino, um terceiro toca um instrumento de sopro e o último porta os símbolos maçônicos do compasso e do esquadro – que representam o equilíbrio entre o espírito e a matéria – sugerindo participação do contratante, do arquiteto ou do artista decorador naquela sociedade.

Riachuelo, 287Riachuelo, 287Riachuelo, 287Riachuelo, 287

3 Comentários

  1. Prezado Luiz Eugênio,
    lendo esta matéria, gostaria de saber se por acaso teria mais algumas fotos do Edifício Ataulpho Coutinho, Rua do Riachuelo, 287. Em especial, alguma com a imagem da placa histórica com o nome do edifício.
    Pergunto porque, depois da reforma, a placa, com o nome do meu avô, “sumiu”. Uma imagem dela ajudaria muitíssimo no trabalho de reconstrução.
    Agradeço sua atenção e apoio.
    Abraço,
    Pedro Mader Coutinho

    1. Prezado Pedro,
      Bom dia! Desculpa a demora. Infelizmente não vou conseguir te atender. Procurei muito a imagem que pediste – e olha que eu julgava que a tinha feito – mas não encontrei por aqui. Se houver algo em que possa te ajudar nessa questão, pode contar comigo.
      Um abraço cordial,
      Luiz Eugenio

  2. Caro Luiz,
    muito obrigado pela gentileza, tempo e disposição.
    Felizmente, esta semana recebi mensagem da Ouvidoria da CEDAE informando que encontraram a placa (após seis meses de buscas!) e que será recolocada no Casa das Águas.
    Abraço,
    Pedro

    From: Ouvidoria CEDAE
    Sent: Tuesday, August 18, 2015 11:29 AM
    Subject: Placa

    Bom dia,

    A placa do Engenheiro Ataulpho Coutinho foi encontrada e logo que estiver afixada no local de origem, mandarei resposta.

    Tenha uma boa semana,

    Atenciosamente,

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre O RIO QUE O RIO NÃO VÊ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading