SPRUCE E A FACHADA CEGA DO MNBA

DSC_2437e2438

AVENIDA RIO BRANCO, 199
ANTIGA ESCOLA NACIONAL DE BELAS ARTES,
PROJETO ORIGINAL DE ADOLFO MORALES DE LOS RIOS, 1906
ATUAL MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES

EDWARD CALDWELL SPRUCE (1849-1923) | QUATRO BAIXOS-RELEVOS EM TERRACOTA | 1906-08

Os quatro baixos-relevos executados por Spruce estão posicionados na fachada cega da Rua México. Acima e abaixo estão os dois maiores do MNBA, dentre os maiores da cidade, com cerca de 8 metros de comprimento, cada um. O baixo-relevo acima retrata um momento de intensa movimentação na vida cotidiana do Antigo Egito. Nele vemos operários, escultores, ceramistas, capatazes e até faraós. Destacam-se três esculturas: a de um faráo sentado no momento em que é esculpida (à esquerda), a de uma esfinge – corpo de leão e cabeça de faraó – sendo puxada por operários (ao centro) e a de um grande touro alado com cabeça humana, também conhecido na mitologia mesopotâmica como Lamassu ou Shedu, sendo finalizada por dois artistas (à direita). Assinado E. CALDWELL SPRUCE SC no canto inferior direito.

DSC_2479

No baixo-relevo acima Spruce presta uma homenagem á vida artítica da antiguidade clássica, na qual se podem observar escultores, templos, capitéis, professores e seus discípulos, etc.

A cena acima traz doze pessoas em três grupos. O grupo central, formado por três pessoas, é dominado pela alegoria da Arquitetura, trazendo uma maquete nas mãos e tendo à sua direita figura também relacionada à Arquitetura, pois conduz esquadro, fio de prumo e desenho. À sua esquerda está a Escultura, que tem à mão uma estatueta. O grupo no canto inferior esquerdo, composto por quatro pessoas, é dominado pela figura de um escultor e seus instrumentos de trabalho. No grupo da direita, de cinco pessoas, vê-se um sacerdote, crucifixo em punho. Completam cada grupo, no primeiro plano, sentadas nos degraus das escadarias de um suposto templo, duas mulheres apontando para livros abertos. Seria possível ver na da esquerda uma alegoria às letras profanas, já que ela tem os seios à mostra, enquanto a da direita, mais recatada, representaria as letras sagradas? Ao fundo nota-se parte da fachada do Erechtheion e as colunas em círculo da Praça de São Pedro, no Vaticano, de Bernini. Pode-se perceber ainda, no chão, outro evidente símbolo relacionado à arquitetura clássica: um capitel coríntio.

A imagem acima, em semelhante composição espacial, apresenta nove pessoas em três grupos. O grupo central está dominado pela alegoria da Pintura, uma jovem mulher portando pincéis e paleta de tintas à mão esquerda e folha de palma à mão direita. Os seios, desnudos, simbolizam o caráter da arte de ser alimento do espírito, assim como é o leite materno para o recém-nascido, e a simbólica da palma está associada à verdade. À direita da jovem uma figura, ao mirar-se no espelho, também pretende simbolizar a busca da verdade da natureza na obra de arte. À sua esquerda estão as Artes Decorativas, que tem à mão uma ânfora. O artista procurou aqui deixar evidente o caráter educativo da recém-criada escola. Diversas atividades relacionadas ao ensino da arte estão sendo executadas: a discípula que exibe ao mestre o andamento de seu trabalho, o jovem que apreende o que vê na disciplina de Modelo Vivo, outro que manipula a prensa de gravação. È curioso observar ainda que o mundo de idéias de Spruce parece bastante associado aos preceitos iconológicos estabelecidos por Ripa em sua Iconologia, publicação de fins do Século XVI que influenciou notavelmente os artistas do passado – e possivelmente ainda o faça com muitos artistas da atualidade.

Além dos trabalhos realizados para o MNBA, não se tem notícia de nenhum outro trabalho realizado por este artista no Brasil.

10 Comentários

  1. Capitel Coríntio porque possui folhas de acanto, e volutas menores que o capitel jônico certo? #EstouAmandoOblog

  2. Capitel Coríntio porque possui folhas de acanto, e volutas menores que o capitel jônico, certo? #EstouAmandoOblog

    1. Exatamente, Gisele! Como você sabe, são cinco as ordens ditas clássicas na arquitetura greco-romana, surgidas na seguinte ordem: dórica, jônica, coríntia, toscana e compósita. Este último é muito parecido com o capitel coríntio, só que apresenta volutas maiores, como na ordem jônica. Em última análise, o capitel compósito é uma mistura da voluta grande da ordem jônica com a folha de acanto da ordem coríntia. Um abraço, Luiz Eugenio

  3. marcus oliveira · · Responder

    site show de bola !!! aproveitando muito

  4. […] decorativas às antigas civilizações, entre elas o Egito. Para saber mais, visite esta e esta […]

  5. […] Museu Nacional de Belas Artes (National Museum of Fine Arts) Also the MNBA (Avenida Rio Branco, 199) carries in its façade, among many others, some decorative references to ancient civilizations, including Egypt. For more, please visit this and this post. […]

  6. Paulo Aleixo · · Responder

    Ola !! …Tem uma inscrição em baixo relevo, na fachada do Museu N B Artes no RJ, voltada para Rua Mexico, onde parace estar escrito ( VII NOLA) Estou Curioso para saber o Significado. Alguma pessoa generosa saberia me dizer ?

    1. Prezado Paulo,
      Giacomo Barozzi da Vignola foi um arquiteto italiano do século XVI cujo livro “Regras das Cinco Ordens da Arquitetura”, mais conhecido como O Vignola, serviu de referência para toda a arquitetura ocidental posterior.
      É ao livro que o baixo relevo do MNBA se refere.
      Um abraço cordial,
      Luiz Eugenio

  7. Paulo Aleixo · · Responder

    Luiz Eugenio,
    Fico muito grato. O nobre Cavalheiro foi meu norte, pois depois dessa esclarecedora informação, ficou claro , que se trata do nome ( VIGNOLA). Como a letra “G” ficou encoberta por um detalhe no relevo. Me levou a achar, que era uma inscrição iniciada pelo numeral 7 , em algarismo romano. Um Recíproco Abraço,
    Paulo Aleixo

    1. Foi um prazer, Paulo. Disponha. Um abraço cordial, Luiz Eugenio

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre O RIO QUE O RIO NÃO VÊ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading