Rua Buenos Aires, 164

RUA BUENOS AIRES, 164

PROJETO DE ANTONIO FRANCISCO DE ARAÚJO, 1912
ATUAL DROGARIA PACHECO

AUTOR DESCONHECIDO | BAIXO-RELEVO EM ARGAMASSA | 1912 C.

A nota de um dólar americana tem a figura de George Washington, de um lado, e o escudo de armas da República, localmente chamado O Grande Selo dos Estados Unidos da América, de outro. Assim como na fachada vista acima, o pentagrama e o olho que tudo vê também estão presentes nessa nota.

As independências do Brasil e dos Estados Unidos foram em grande parte conduzidas por maçons. Dos 16 signatários da constituição americana, 9 eram maçons, entre eles Benjamin Franklin e Thomas Jefferson. No Brasil, além do próprio Imperador Pedro I, que sob o codinome de Guatimozim chegou ao cargo de Grão-mestre, foram integrantes da sociedade dois dos mais importantes articuladores do Sete de Setembro, Joaquim Gonçalves Ledo e José Bonifácio de Andrada e Silva, cujos nomes simbólicos eram Diderot e Pitágoras, respectivamente.

O sobrado abaixo faz esquina com a Rua dos Andradas, cujo nome homenageia Bonifácio e seus dois irmãos, Antonio Carlos e Martim Francisco. Foi nela que se instalou a Loja Maçônica Comércio e Artes, berço oficial da maçonaria no Brasil, reaberta a 24 de junho de 1821 por autorização do então Príncipe Regente, D. Pedro.

2 Comentários

  1. Caro Luiz

    As informações acima procedem. A Loja Comércio e Artes é até hoje considerada a Primaz do Brasil, pois foi dela que advieram as outras 02, que juntas deram origem ao GOB – Grande Oriente do Brasil.
    Um grande abraço
    Mário Almeida

    1. Querido Mario,
      De fato. A loja Comércio e Artes esteve num sobrado localizado na esquina das ruas do Fogo (atual dos Andradas) e Estreita de São Joaquim (atual Marechal Floriano). Não sei ao certo se esse sobrado ainda está de pé. Obrigado pelo comentário, a divulgação e a amizade.
      Um grande abraço,
      Luiz

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre O RIO QUE O RIO NÃO VÊ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading