ASSOCIAÇÃO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO

AVENIDA RIO BRANCO, 120

ASSOCIAÇÃO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DO RIO DE JANEIRO
PROJETO E CONSTRUÇÃO DE GUSMÃO, DOURADO E BALDASSINI LTDA, 1937-1942

GIUSEPPE GAMMARANO (Salerno, Itália, 17/10/1910 – Rio de Janeiro, Brasil, 1995)
BAIXO-RELEVO EM ARGAMASSA | 1942 C.

Ladeado por 6 grandes engrenagens, este monumental Mercúrio moderno, cuja concepção arrojada bem reflete o gosto e a tendência arquitetônica de seus projetistas, simboliza a saudável e necessária contribuição do Comércio para o progresso da Nação.

Intitula-se Deus do Comércio e está assinado junto à face esquerda do pescoço do retratado.

Quanto ao artista, sobre o qual há pouquíssima informação, transcrevo aqui o texto de sua filha, a arquiteta Bianca Gammarano (falecida em 2010), gentilmente enviado pelo designer Filipe Chagas:

“Giuseppe Gammarano nasceu em Salerno, Itália, em 17 de novembro de 1910. Emigrou para o Brasil em 1933 e foi trabalhar na Gusmão, Dourado & Baldassini, Ltda., uma das maiores construtoras do Rio de Janeiro. Casou-se com Nina Cruz Gammarano em abril de 1948, com quem teve dois filhos, Ricardo e Bianca. Gammarano havia concluído seus estudos na Scuole Serali Artigiane di Disegno Applicato Alle Arti, em Nápoles e, embora exercesse a função de desenhista-projetista na construtora, sua formação artística o fez buscar o Núcleo Bernardelli, que concentrava vários artistas da época nos porões da Escola Nacional de Belas Artes, como Takaoka, Pancetti, Malagoli, Rescala, Milton Dacosta, Bustamante Sá e Edson Motta. Faleceu em 1995, deixando vasta e belíssima produção artística que inclui desenhos, perspectivas, baixos relevos, medalhões, cartazes e principalmente a escultura da cabeça de Mercúrio, “Deus do Comércio”, que se encontra na fachada do prédio da Associação dos Empregados no Comércio, na Avenida Rio Branco.”

4 Comentários

  1. Gostaria de saber mais sobre o Giuseppe gammarano.

    1. Prezada Palmira,
      Boa tarde! Infelizmente a bibliografia sobre esse artista ainda é muito escassa. Estou encaminhando agora para teu endereço eletrônico um arquivo sobre ele. Por favor não se esqueça de mim ao descobrir novas informações, ok?
      Um abraço cordial,
      Luiz Eugenio

      1. Victor Gammarano · ·

        Prezados!

        Caso seja possível, gostaria de receber esses arquivos sobre Giuseppe Gammarano também, ele fez parte da minha família, como pode notar em meu sobrenome.

        Meu avô, ora autor do comentário acima, esteve diretamente com o mesmo.

        Agradeço, desde já, pelo reconhecimento à obra.

        Qualquer dúvida estou à disposição.

        Att. Victor Gammarano

  2. Antônio Gammarano · · Responder

    Eu Antônio Gammarano, quando criança, morei com ele em Santa Tereza, conheci pessoalmente as suas obras, ele era meu tio.
    Abraços

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre O RIO QUE O RIO NÃO VÊ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading